sexta-feira, 8 de abril de 2011

Civilização perdida na Amazônia

Na edição nº 65 de fevereiro de 2011 a Revista de História da Biblioteca Nacional, publicou uma belíssima reportagem por Mariana Petry Cabral e João Darcy de Moura Saldanha, que são arqueólogos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do IEPA e Coordenadores do Projeto de Investigação Arqueológica na Bacia do Rio Calçoene.
 O Stonehenge da Amazônia: Megalíticos no Amapá São indícios de uma população pré-cabralina desaparecida. São sítios arqueológicos construídos por povos amazônicos que ocupavam a região pelo menos desde o início da era cristã. Trata-se do sítio arqueológico AP-CA-18, nas proximidades de Calçoene município do estado do Amapá, este sítio arqueológico é caracterizado por impressionantes estruturas de pedra e belas coleções de cerâmicas, que passaram a ser estudados desde 2006 numa grande estrutura composta de 150 blocos de rocha, alguns medindo mais de três metros de comprimento e muitos fincados com firmeza no solo formando um círculo no topo de uma pequena elevação, com significados nas rochas ainda difíceis de decifrar.

2 comentários:

  1. Caro colega estou muito feliz com a nossa interação no curso e espero que continuamos assim . Achei seu BLOG muito interessante ! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber mais um pouco sobre a história, a nossa interação será muito proveitosa.Beijosss!!!

    ResponderExcluir