sábado, 16 de abril de 2011

Museu da Imagem e do Som (MIS-AP)


O Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP) existe desde 2007. Sua criação aconteceu quando da mudança de Fundecap para Secult. Sua missão é preservar, mapear e divulgar registros audiovisuais referentes à história e cultura do Amapá através de ações de educação patrimonial, eventos que promovam elementos de nossa cultura e ações de formação de produtores audiovisuais.

Sua atual gestão tem buscado realizar ações mais contundentes que permitam, ao MIS, se tornar um museu mais conhecido e, consequentemente, mais útil aos cidadãos amapaenses. O MIS é, dos museus existentes no estado, o único que vem disponibilizando seu acervo na internet, para que a cultura amapaense possa ser conhecida e minimamente pesquisada por qualquer pessoa que tenha acesso a rede.

Essas ações afirmativas passam, inevitavelmente, por um tratamento adequado do acervo como: catalogação, digitalização e facilitação do acesso às fotografias, slides, vídeos, filmes e áudios que compõem a reserva técnica do MIS-AP.

Imagens e sons possuem a propriedade de carregar consigo muitas memórias. A preservação e difusão delas representa a possibilidade de legar às gerações futuras a chance de conhecer os modos de viver, fazer e pensar de seus antepassados. Cuidar dessas memórias é uma das finalidades de um Museu da Imagem e do Som.

Partindo da interação com essas lembranças, memórias ou registros audiovisuais, temos a oportunidade também de entender melhor nosso próprio presente, fortalecendo nossos laços e vínculos identitários e, ao mesmo tempo, adquirir maiores referências para agir ativamente no processo dinâmico da história e da cultura.

As ações do MIS-AP buscam cuidar da memória de nosso estado e estimular a sociedade a conhecer-se melhor e a registrar suas práticas cotidianas como uma forma de valorização de seus saberes. E aqui estamos nós, buscando, diariamente, atingir essas metas. Tarefa essa que sabemos não ser fácil, mas também reconhecemos como extremamente necessária.

Acervo:

O acervo do MIS é composto por uma infinidade de suportes. Alguns deles estão em excelente estado de conservação e outros precisam de um cuidado especial por estarem em processo de desgaste avançado. Por isso, é necessário que a digitalização aconteça da forma mais ágil possível. É nessa fase que a equipe está trabalhando nesse momento.

A prioridade estabelecida é para a digitalização das fotografias. Isso se justificativa pelo fato de ser ela o item do MIS mais procurado por pesquisadores e alunos do ensino médio e superior. Logo depois iniciaremos a digitalização dos VHS, segundo item das demandas encaminhadas a nós.
 
http://museudaimagemedosom.blogspot.com
museudaimagemedosom@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns!! A história de um povo precisa ser valorizada e conhecida, em especial a do Amapá.
    Saudações !!!! Edilene.

    ResponderExcluir